terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

BUTTERCREAM DE FRUTAS VERMELHAS


Olá! A pedidos, vou compartilhar com vocês uma das minhas receitas favoritas de creme de manteiga: o famoso buttercream. Na verdade, essa é uma adaptação minha de uma receita francesa (crème au beurre), uma das melhores, na minha opinião. É muito saborosa, mantém bem a forma e pode até ser usada para rechear bolos, como fiz com o naked cake da última postagem. É importante que os ovos estejam muito frescos.

  • 2 ovos inteiros
  • 1 gema
  • 80g de açúcar
  • 230g de manteiga extra, sem sal, amolecida
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de aromatizante de frutas vermelhas ou morango (opcional)
  • 2 colheres de chá de licor de cassis
  • 150g de geleia de frutas vermelhas (sem ou com pouco açúcar)
  • Algumas gotas de corante alimentício vermelho e/ou rosa (opcional)

1 – Junte os ovos com a gema e o açúcar numa tigela e leve ao banho-maria (fogo baixo), batendo constantemente com uma batedeira manual em velocidade mínima;
2 – A mistura de ovos irá crescer, ganhar volume, clarear e engrossar;
3 – Continue batendo até que esta espuma de ovos tenha atingido 65ºC;
4 – Retire a tigela do banho-maria e continue batendo até que esfrie;
5 – Misture a manteiga mole ao creme de ovos e bata até virar uma mistura homogênea;
6 – Aromatize este buttercream com a baunilha, o aromatizante de frutas vermelhas e o licor;
7 – Incorpore a geleia ao creme de manteiga e ajuste a cor com algumas gotas de corante, caso julgue necessário.


5 comentários:

  1. Hummmm... Vou fazer!!!! Só vc mesmo!!! Ai que vontade de comer aquele bolo que vc fez!!! rsrsrsrs Porque fui lembrar!!! kkkk

    ResponderExcluir
  2. rsrssrsrs!!!
    Aquele é um dos meus preferidos, Glaucia!
    Camadas de bolo de baunilha úmidas recheadas com ganache meio-amarga de chocolate belga!!!
    Também fiquei com vontade agora!!! Pq vc foi me lembrar!!? rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. E nescessario usar todos os ingredientes de qualquer marca ?

    ResponderExcluir