sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

“SANTA FE BROWNIES”


Finalmente chegou meu chocolate! Estava ansioso para que ele chegasse, pois várias receitas do BDBE pedem este tipo. Vocês devem estar se perguntando do que é que eu estou falando. Calma, eu explico! Muitas receitas do livro pedem por “unsweetened chocolate” (chocolate sem açúcar, 100% cacau). Porém, infelizmente, não existe marca nacional que fabrique este tipo de chocolate – pelo menos não que eu saiba, se alguém descobrir me avisa! Por isso, tive que comprar pela internet e esperar chegar... A foto do bendito:


                Isso é uma pena, porque o Brasil é um grande produtor de cacau e o chocolate produzido aqui é uma grande porcaria – com todas as letras! Isso sem falar que, ironicamente, sementes do cacau brasileiro são exportadas e ajudam a produzir alguns dos melhores chocolates do mundo... Há exceções de pequenas iniciativas gourmet que produzem chocolate de qualidade com cacau brasileiro aqui mesmo no Brasil, mas são poucas e acabam virando “grifes de chocolate”, tornando o produto ainda mais caro.
Então, aproveito para registrar aqui minha indignação a essa cultura do “jeitinho” e da “esperteza”, onde tudo o que é brasileiro acaba sempre sendo feito de qualquer jeito. É por essas e outras que obras para 2014 estão atrasadas e gastam muito mais do que deveriam; por isso que boates com estrutura inadequada pegam fogo matando centenas de inocentes; por isso aprendemos desde pequenos que todo produto importado é melhor – o mais triste é constatar que isso é verdade...
Por tudo isso, não me sinto nem um pouco desconfortável, sendo brasileiro, em escrever um blog com predileção a culturas/receitas estrangeiras. Com pesar confesso que são poucas as coisas que minha pátria amada me ensina de bom...
           Peço desculpa aos leitores do blog pelo desabafo, mas eu precisava expressar isso! Vamos à receita!

7ª SECÇÃO
“COOKIES WITH CHOCOLATE”

“SANTA FE BROWNIES”



“In Santa Fe, New Mexico, at the wildly popular Plaza Bakery/ Häagen Dazs Ice Cream Shoppe (which is on the Plaza), people stand in line not only for the ice cream and frozen yogurt, mud pies, bagels, bread and rolls, cakes and cookies of all kinds, but also – and specially – for these spectacular brownies.
These are about two inches thick – it takes only six of them to make a pound. Dark-chocolate brownies with a ribbon of a white cream-cheese mixture through the middle. As dense as fudge, not cakelike. After baking, it is best to refrigerate this overnight before cutting it into brownies.” – Maida Heatter.

Em Santa Fé, Novo México, na super popular Padaria Plaza/ Sorveteria Häagen Dazs (que é na Padaria Plaza), as pessoas ficam na fila não apenas pelo sorvete e pelo frozen yogurt, tortas, bagels, pães, rocamboles, bolos e biscoitos de todos os tipos, mas também – e especialmente – por esses brownies espetaculares.
                Têm aproximadamente 5 cm de espessura – apenas 6 deles já dão quase ½ Kg. Brownies escuros e ricos em chocolate com uma tira branca de massa de cream cheese no meio. Densos como um fudge, não são como um bolo. Depois de assar, é melhor refrigerá-lo de um dia para o outro antes de cortar.



Rendimento: 16 brownies bem grandes ou 32 médios

Forma utilizada: Forma retangular de 32 x 22 x 5 cm

MISTURA DE CHOCOLATE:

  • 1 ½ xícaras de farinha de trigo não peneirada
  • 1 ½ colheres de chá de fermento em pó
  • ¾ de colher de chá de sal
  • 170g de chocolate sem açúcar
  • 170g de chocolate meio-amargo
  • 227g de manteiga sem sal
  • 5 ovos grandes
  • 1 ¼ de xícara de açúcar refinado
  • 1 ½ xícaras bem apertadas de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 150g de nozes em pedaços grandes (para misturar na massa)
  • 75g de nozes em pedaços grandes (para o topo)


1 – Ajuste a grade do forno na parte mais alta e preaqueça a 175ºC;
2 – Forre a forma especificada com papel alumínio e unte com manteiga. Reserve;
3 – Peneire juntos: farinha, fermento e sal e reserve;
4 – Derreta os dois chocolates junto com a manteiga no microondas ou banho-maria e reserve;
5 – Na batedeira, junte os ovos com os dois açúcares e a baunilha, batendo apenas para homogeneizar;
6 – Em velocidade baixa, acrescente a mistura de chocolate ainda morna e os ingredientes secos, apenas até incorporar tudo;
7 – Reserve separado 540 ml (2 e ¼ de xícara) da mistura de chocolate;
8 – Acrescente 150g das nozes na massa que ficou no bowl e espalhe-a na forma preparada. Reserve;

MISTURA DE CREAM CHEESE:

  • 340g de cream cheese em temperatura ambiente
  • 85g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ½ colher de chá de essência de baunilha
  • ¾ de xícara de açúcar
  • 3 ovos grandes


9 – Bata juntos o cream cheese com a manteiga para formar um creme único;
10 – Acrescente a baunilha e o açúcar, continuando a bater;
11 – Adicione os ovos, um de cada vez, batendo apenas até homogeneizar;
12 – Sobre a massa de chocolate na forma despeje fitas da mistura de cream cheese;
13 – Espalhe levemente a massa branca em direção às bordas;
14 – Por cima, despeje fitas do restante da massa de chocolate que foi reservada;
15 – Com um palito, faça um zigzag para mesclar um pouco as duas massas;
16 – Salpique os 75g restantes das nozes sobre o topo da massa;
17 – Leve para assar por aproximadamente 1h e 15min;
18 – Estará pronto quando enfiando um palito de madeira no centro, este saia meio limpo – cuidado para não assar demais;
19 – Deixe esfriar na própria forma, então desenforme e retire o papel alumínio;
20 – Leve para gelar embalado de um dia para o outro e depois corte em 32 pedaços iguais;
21 – Pode ser servido em temperatura ambiente, gelado ou até mesmo semi-congelado.



Dicas e Comentários: O chocolate sem açúcar faz toda a diferença! Dá cor , sabor e aroma intensos de chocolate ao brownie que não se conseguiria de outra maneira. Para esta receita ele pode sim ser substituído por chocolate meio-amargo, em mesma quantidade, sem problemas – vai resultar num brownie mais doce. O contraste entre as massas dá beleza e rusticidade ao aspecto final. É importante salpicar as nozes por cima, pois elas não se misturam completamente a massa e acabam tostando, desenvolvendo um sabor bem interessante. É muito importante não deixar assar demais, do contrário ele pode ficar seco. Fica parecendo que o centro da massa ainda está meio cru, mas é assim mesmo que deve ficar. E, sim, é muito importante deixar a massa assada algumas horas na geladeira, isso parece promover uma mudança de textura. Particularmente, gostei mais de comê-los gelados!


2 comentários: