quarta-feira, 13 de março de 2013

“FRENCH CHOCOLATE CAKE WITH TWO SAUCES” (Bolo de Chocolate Francês com Dois Molhos)


Olá! Achei necessário fazer mais uma modificação na forma de apresentação das receitas aqui no blog. Em todas as preparações do BDBE existe uma especificação de onde posicionar a grade do forno. Esta é uma informação importante, pois a posição da grade muda o resultado final da preparação. Por exemplo: com a grade do forno na parte mais baixa, o fundo da forma utilizada vai estar mais próximo da fonte de calor, enquanto o topo vai receber menos fluxo de ar quente da corrente convectiva natural gerada no interior do forno; por consequência, isso vai gerar um produto com a parte de baixo mais escura, com uma crosta mais espessa, e a parte de cima mais clara. Com a grade na parte mais alta, estes fatores são invertidos.
                Por outro lado, existem milhares de fornos diferentes: com vedação, tamanho, pressão de saída do gás e “idades” completamente diferentes. No final das contas, o que quero dizer é que cada um conhece o seu próprio forno e o que funcionava no forno de Maida Heatter ou no meu, não necessariamente irá funcionar da mesma maneira no de todos que tentarem a receita. Por isso, a partir de hoje, estou parando de especificar em qual posição colocar a grade do forno.

1ª SECÇÃO
“CHOCOLATE CAKES”

“FRENCH CHOCOLATE CAKE WITH TWO SAUCES”
(Bolo de Chocolate Francês com Dois Molhos)



“This is 1-inch high, coal black, rich/ dense/ fudgelike, with a dark and shiny chocolate glaze. It is served with two sauces, one white (white chocolate) and one red (cranberry). It is gorgeous to look at, and tantalizing to taste. This is all quite quick and easy, but is appropriate for the fanciest dinner party.” – Maida Heatter.

Este é um bolo de 2,5cm de altura, bastante escuro, rico/ denso/ como um fudge, com uma glaçagem de chocolate escura e brilhante. É servido com duas caldas, uma branca (chocolate branco) e uma vermelha (oxicoco). É magnífico de olhar e tentador de provar. É tudo rápido e fácil, mas é apropriado para um jantar mais comemorativo.

Rendimento: 8 porções

  • 170 g de chocolate meio-amargo picado
  • 113 g de manteiga sem sal em pedaços
  • 3 ovos grandes
  • ¾ de xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • ½ xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada


1 – Preaqueça o forno a 175ºC;
2 – Unte uma forma redonda de aro removível de 20 cm de diâmetro com manteiga e forre o fundo com um círculo de papel-manteiga;
3 – Unte também o papel e enfarinhe com uma mistura de cacau em pó + farinha de trigo. Reserve;
4 – Derreta o chocolate e a manteiga juntos em banho-maria (ou micro-ondas) e deixe esfriar por uns 5-10 minutos;
5 – Enquanto isso, bata os ovos com açúcar na batedeira em velocidade alta por uns 5 minutos, até formar uma fita larga quando o batedor é levantado;
6 – Acrescente a baunilha, a mistura de chocolate e a farinha ao creme de ovos e misture com a batedeira em velocidade baixa, apenas até homogeneizar a mistura;
7 – Leve para assar na forma preparada por 28 – 30 minutos, até que inserindo um palito no meio ele saia limpo;
8 – O topo ficará alto e rachado, mas nivelará conforme esfria. Deixe esfriar na própria forma;
9 – Solte a lateral da forma, inverta o bolo sobre um prato e retire a base da forma e o papel-manteiga;
10 – Faça tiras largas de papel-manteiga e posicione-as todas sob o bolo, para não sujar o prato com a cobertura.

HONEY CHOCOLATE GLAZE (Glaçagem de Chocolate e Mel):

  • 57 g de chocolate sem açúcar picado
  • 57 g de chocolate meio-amargo picado
  • 57 g de manteiga sem sal
  • 2 colheres de chá de mel


1 – Coloque todos os ingredientes numa tigela e leve ao banho-maria até que tudo esteja derretido e homogêneo. Reserve até esfriar (se quiser acelerar o processo, coloque a tigela sobre água com gelo, mexendo frequentemente);
2 – Despeje a calda fria sobre o bolo e ajude a espalhar com uma espátula, deixando cair bem pouco da cobertura pelas laterais;
3 – Alise também as laterais com a calda, usando uma espátula;
4 – Remova as tiras de papel do redor do bolo;
5 – Sirva-o em temperatura ambiente com as caldas de chocolate branco e oxicoco (cranberry).


WHITE CHOCOLATE SAUCE (Molho de Chocolate Branco):
Rendimento: 300ml

  • 170 g de chocolate branco picado
  • ½ xícara de creme de leite fresco/ pasteurizado


1 – Aqueça o creme de leite numa panelinha até começar a ferver;
2 – Desligue o fogo e acrescente o chocolate branco picado, mexendo até que o chocolate tenha se derretido e a mistura ficado homogênea;
3 – Deixe esfriar e aplique.

CRANBERRY SAUCE (Molho de Oxicoco):
Rendimento: 300ml

  • 170 g de oxicocos frescos ou congelados
  • ½ xícara de açúcar
  • 1 xícara de suco de laranja


1 – Misture todos os ingredientes em uma panela e leve para ferver em fogo médio;
2 – Deixe ferver, com panela destampada, por 5 – 10 minutos, mexendo de vez em quando;
3 – Retire do fogo, deixe esfriar, bata num processador (ou liquidificador, ou mixer, etc.), passe pela peneira e empregue.



Dicas e Comentários: Ótimo sabor. Todos os componentes juntos se complementam. O amargo do chocolate escuro contrasta com o doce do chocolate branco e a acidez da cranberry. Na glaçagem de chocolate com mel, o chocolate sem açúcar pode ser substituído por meio-amargo sem problemas.
O bolo por si só não é tão surpreendente – é muito bom, mas não intriga o paladar. Não achei tão “fudgelike” como Maida Heatter disse, imaginei um bolo bem mais denso. De qualquer maneira, gostei do resultado final com as duas caldas/ molhos.
                Hoje em dia tenho encontrado com bastante facilidade as cranberries (oxicoco em português) desidratadas em delicatessens. Porém, acredito não ser possível encontrar esta fruta fresca no Rio de Janeiro. Mas, vejam que sorte: encontrei por acaso este molho de cranberry já pronto da marca Baxter’s – e foi o que utilizei no lugar da receita de molho de oxicoco.


                Caso queira fazer seu próprio molho e não tiver cranberries a mão, elas podem ser substituídas por framboesas, morangos, amoras ou até uma mistura disso tudo.